Tecnologia militar no combate ao calor
Diminuir a temperatura nas grandes cidades, onde o asfalto, os telhados e os prédios com imensas paredes espelhadas só contribuem para aumentar o calor, é uma das maiores preocupações dos gestores públicos nos Estados Unidos e na Europa. Ondas de calor causam problemas de saúde e mortes em vários países. A busca pela redução desses danos tem levado as autoridades a incentivar programas de arborização, implantação de tetos verdes e pintura de telhados e pintura das vias com um produto destinado originalmente ao uso militar, num esforço para minorar os problemas decorrente do calor extremo.
A – Em agosto, abordei aqui as iniciativas que o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, havia adotado para diminuir o desconforto da população com as mudanças climáticas. O prefeito anunciou medidas para combater as temperaturas elevadas. “Verões mais quentes, exacerbados pelas mudanças climáticas, são uma ameaça real sobre as comunidades”, afirmou. As ações estão concentradas no plantio de árvores em três bairros de NY: Northern Manhattan, South Bronx e Central Brooklyn. Serão investidos US$ 106 milhões para implementar o projeto “Cool Neighborhoods NYC”.
B – Agora chegou a vez de outra metrópole norte-americana, Los Angeles, na Califórnia, adotar medidas para combater a elevação da temperatura em áreas urbanas. Algumas vias da cidade estão recebendo uma pintura cinza clara, um produto chamado “CoolSeal”, para reduzir os efeitos do clima quente. A cidade californiana está localizada em pleno deserto, é a segunda mais populosa dos EUA, com cerca de 4 milhões de habitantes, e é intensamente urbanizada. Isso significa quilômetros e quilômetros de vias asfaltadas, prédios de altura elevada, muito concreto e vidro, fatores que, como disse no início desse post, contribuem para elevar as temperaturas.
C – O uso do “CoolSeal” é uma das primeiras iniciativas do programa que o prefeito Eric Garcetti está implementando, com o objetivo de reduzir em três graus Fahrenheit a temperatura média da cidade. Garcetti espera que esta meta seja alcançada num prazo de 20 anos. A cidade tem arborização insuficiente para amenizar os efeitos do uso indiscriminado de cimento, asfalto, vidros e outros materiais não sustentáveis. Desta forma, o emprego dessa nova tecnologia, desenvolvida por uma empresa sediada na Califórnia, concentra as tentativas de tornar o clima mais ameno na área urbana de Los Angeles.
D – Por enquanto, a cobertura do asfalto com o “CoolSeal” foi implantado em dois bairros, e o objetivo é estender o projeto por toda a cidade. A empresa que detém a tecnologia, a GuardTop, espera em breve que o produto seja usado em outras cidades norte-americanas e também na Europa. Os primeiros resultados são considerados muito promissores. Nas vias onde a cobertura de tinta especial foi utilizada, a temperatura ficou mais baixa entre oito e nove graus, quando comparada com o asfalto comum.
E – O mais interessante é que a tecnologia do “CoolSeal” foi desenvolvida originalmente para o sistema de defesa dos Estados Unidos. O propósito era diminuir a temperatura das pistas de decolagem da Força Aérea dos EUA para impedir que os satélites de outros países localizassem as aeronaves norte-americanas. Hoje, em Los Angeles, está sendo usado um composto aprimorado, capaz de refletir ainda mais a luz do sol. A aplicação é feita pelo Departamento de Manutenção de Ruas de Los Angeles, com a supervisão de técnicos da GuardTop.
F –A principal preocupação da administração municipal é a viabilidade econômica do uso dessa espécie de “tinta resfriadora” em larga escala, incluindo custos de produção e instalação do produto e efeitos no meio ambiente. O objetivo é apurar se o procedimento vale a penas quandose levam em conta os benefícios para o município e para a população. Cada milha coberta com “CoolSeal” custa US$ 40 mil e o produto tem durabilidade prevista de sete anos.
G – Especialistas e pesquisadores de mudanças climáticas afirmam que o calor extremo é mortal e que todo investimento que salve uma única vida humana deve ser implementado. Os defensores da tecnologia afirmam aiunda que o calor extremo aumenta os custos da saúde, com hospitalizações, atendimento pediátrico. Os testes com o produto desenvolvido pela GuardTop são mais um investimento de Los Angeles na sustentabilidade. A cidade já usa gás natural comprimido como combustível na frota que faz a coleta de lixo da cidade e em outros veículos públicos.
H – Nos locais onde o “CoolSeal” já foi aplicado, um benefício que não estava no radar dos técnicos e pesquisadores, mas que chamou a atenção, foi o conforto dos animais de estimação quando pisam nas vias onde o composto foi colocado. Isso foi comprovado por uma reportagem da Fox KTTV, que levou pets para caminhar no asfalto comum e em áreas cobertas com o produto que reflete os raios de sol.
I – A imprensa tem acompanhado a reação da população que usa ou mora no entorno das vias que receberam o produto criado pela GuardTop. E as pessoas entrevistadas são unânimes em dizer que já é possível sentir a diminuição da temperatura. Por sua vez, a fabricante afirma que seu composto, por ser mais claro que o asfalto comum, também oferece a vantagem de diminuir o consumo de energia elétrica, uma vez que reflete mais a luz do sol. Este benefício, por enquanto, ainda não foi devidamente mensurado.