Prefeitura de Nova York adota medidas para tentar reduzir temperatura na cidade

nova york em guerra contra o calor

Tornar a temperatura das grandes cidades mais amena, diante das mudanças climáticas drásticas, é uma preocupação generalizada entre os administradores municipais. O exemplo mais recente dessa busca por soluções que reduzam os problemas do efeito estufa vem de Nova York, onde as autoridades declararam uma espécie de “guerra ao calor”.

A – No fim de junho, diante das previsões científicas de que o número de dias com temperaturas elevadas pode triplicar nos próximos anos, o prefeito Bill de Blasio anunciou no site oficial da Prefeitura de Nova York uma série de medidas para combater as temperaturas extremas. “Verões mais quentes, exacerbados pelas mudanças climáticas, são uma ameaça real sobre as comunidades”, afirmou de Blasio.

B – O prefeito anunciou uma série de medidas para diminuir o calor e melhorar a qualidade de vida da população de Nova York, especialmente dos moradores de alguns bairros onde o problema é mais grave. Serão investidos US$ 106 milhões para implementar o projeto “Cool Neighborhoods NYC”. Desse total, 80% serão destinados ao plantio de árvores em três  bairros: Northern Manhattan, South Bronx e Central Brooklyn.

C –  Além do plantio de árvores, a Prefeitura de Nova York vai instalar telhados verdes nas regiões mais castigadas pelo calor. O programa será executado em um prazo de dois anos. Também estão previstos o plantio de árvores em parques públicos e a restauração de áreas verdes degradadas em várias regiões. Campanhas educativas para orientar a população sobre os cuidados com a saúde durante as ondas de calor completam as iniciativas do “Cool Neighborhoods NYC.”

D – Um programa de saúde, ainda em fase piloto, vai identificar os moradores com maior risco de sofrer choque térmico devido ao calor e lhes dar orientação sobre os riscos ligados ao clima para que eles tenham condições de reconhecer os sinais de problemas de saúde causados pela elevação das temperaturas.

E – Quanto à implantação de tetos verdes, a meta é chegar a 2,7 milhões de metros quadrados de telhados ecológicos. Desde 2010, Nova York tenta implementar o programa de tetos verdes, quando o projeto CoolRoofs apontou a necessidade de instalar 6 milhões de metros quadrados de telhados verdes. A meta, por uma série de motivos, não foi alcançada, e agora a administração municipal, em parceria com a iniciativa privada, corre para recuperar o tempo perdido.

F – O problema é realmente grave, de acordo com dados revelados pelo Painel de Mudanças Climáticas (NPPC) de Nova York. Estudos elaborados por pesquisadores mostram que até a década de 2050, a temperatura média da cidade aumentará em até 5,7 ° F e as ondas de calor vão ser mais intensas e demoradas. Estudos também revelam que as faixas mais carentes da população de Nova York são as maiores vítimas do calor extremo, justamente pelas péssimas condições de habitação. Foi por esta razão que de Blasio afirmou que reduzir os níveis de temperatura na cidade “é uma questão de equidade.”

G –  A prefeitura de Nova York monitora constantemente o calor na cidade e emite alertas para a população quando a temperatura se eleva muito. Há um quadro que registra os dias mais quentes na metrópole norte-americana desde 1881. Em 18 de julho de 2012, por exemplo, a temperatura máxima chegou a 37,7  ° C. No ano anterior, em 22 de julho, os termômetros marcaram 40 ° C.