Empreendedorismo social: entenda o que é e o impacto gerado
Empreender é a iniciativa de idealizar ou executar mudanças ou novos negócios e tornou-se uma arte que instiga e desafia pessoas em todos os lugares do mundo.O avanço tecnológico trouxe novas possibilidades e ampliou o acesso à inovação social, com melhor qualidade de vida devido a essas iniciativas. Assim, é evidente o valor que o empreendedorismo tem em nossas vidas.
A – Uma forma de empreender que tem impactado a sociedade e gerado grandes oportunidades de transformação é o empreendedorismo social. No entanto, como entender seu conceito e colocá-lo em prática?
B – Este post objetiva auxiliá-lo na compreensão sobre empreendedorismo social e sobre a forma como ele impacta positivamente a sociedade. Entenda um pouco mais sobre esse assunto com a leitura deste artigo!
O que é empreendedorismo social?
C – Entender esse conceito é essencial no presente contexto, visto que está inserido no cotidiano e tornou-se realidade nacional e internacional. O desejo de investimento dos recursos financeiros e emocionais em práticas de cunho social e inovadoras na busca por mudanças tem sido comumente praticado por algumas pessoas que, de certa forma, estão exercendo um tipo de empreendedorismo social.
D – Mas, afinal, qual o seu conceito?
E – Pode-se afirmar que empreendedorismo social engloba ações inovadoras, gestoras, criativas e sustentáveis, que potencializam o capital social e modificam vidas em uma localidade, utilizando métodos presentes em uma organização — visto que são lucrativos e sociais.
F – É possível colocá-lo em prática realizando programas e projetos que possibilitem a ação comunitária em função da sustentabilidade, e podem ser utilizadas iniciativas produtivas, que estimulem o procedimento de manejo sustentável dos recursos naturais.
Como se tornar um empreendedor social?
G – Como dito, o empreendedor social busca introduzir, nas comunidades, técnicas sustentáveis para harmonizar os avanços tecnológicos com a conservação e a preservação ambiental e boas condições vitais para todos.
H – Assim, ajuda a promover importantes mudanças positivas por meio de sua atuação, acelerando o processo de transformação e incentivando outros a aderirem a uma causa comum.
I – Agora que você entendeu o conceito, é preciso colocá-lo em prática. Selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo! Confira:
- identifique a demanda social na qual deseja trabalhar;
- analise e conheça seu público-alvo;
- prepare um programa de ação que envolva desde os objetivos até os recursos financeiros;
- empenhe-se a envolver uma equipe para ajudá-lo no desenvolvimento do projeto;
- procure assegurar a captação de recursos, por meio de parcerias, editais, contribuições pelos beneficiários, entre outros;
- cause impacto nas pessoas com seu programa de ação por meio de uma boa apresentação;
- peça sugestões e analise opiniões ao final de cada ação.
J – Tendo em vista essas dicas, para se tornar um empreendedor social, é necessário assimilar o que diferencia o empreendedorismo social e o convencional.
Qual a diferença entre empreendedorismo social e empreendedorismo convencional?
K – O empreendedor social busca estratégias para melhoria da sociedade, além da geração de lucratividade para seus idealizadores, com oportunidades justas e igualitárias para todos.
L – Enquanto isso, o empreendedor convencional se preocupa em adotar práticas com o objetivo exclusivo de gerar lucros crescentes para seu negócio. Além disso, visa a satisfazer a necessidade dos clientes e a ampliar a potencialidade de seu empreendimento. Com base nessas informações, é possível apontar as características mais importantes do empreendedor social.
Quais as características do empreendedor social?
M – Algumas particularidades são de suma importância para que você seja um empreendedor social de sucesso. Seguem algumas delas, que são importantes para esse perfil.
N – Conhecimentos:
- aproveitar as oportunidades;
- ter competência gerencial;
- lidar, de modo empresarial, com a resolução de problemas sociais.
O – Habilidades:
- ter iniciativa;
- ser equilibrado;
- ter senso de equipe;
- saber negociar;
- conseguir pensar e agir estrategicamente.
P – Competências:
- sensibilidade aos problemas sociais;
- persistência e consciência;
- sabedoria para arriscar-se calculadamente.
Q – Postura:
- não se conformar com a injustiça e a desigualdade;
- ter determinação;
- ter comprometimento e lealdade;
- ser ético;
- ser profissional;
- ter transparência.
R – Como você pode perceber, o empreendedorismo social não é feito por um passe de mágica e requer uma ação coordenada de pessoas, ainda que inicie com apenas um indivíduo.
S – Esse é um processo que tem grande perspectiva de sucesso, visto que, no Brasil, existem exemplos de empreendedores que estão transformando a localidade onde vivem. Seja você também um empreendedor de sucesso!
Se você gostou do nosso post sobre empreendedorismo social, acompanhe e curta nossa página no Facebook.