De A a E: conheça 5 tipos de trabalho voluntário e saiba como começar

Países de primeiro mundo, com alto índice de desenvolvimento e de igualdade social, têm alguns aspectos em comum: o trabalho voluntário é um deles. Benéfico tanto para quem o faz quanto para a sociedade, é uma ação ainda pouco desenvolvida no Brasil. Se você quer dar início a essa atividade, veja, a seguir, cinco tipos de trabalho voluntário. Boa leitura!

A. Acolhimento de animais abandonados

O voluntariado relacionado aos animais é um dos mais divulgados em território nacional. Por auxiliar uma causa que parece justa para todos, o resgate de animais em situação de risco ou carência é uma forma de colaborar com a sociedade.

Diversos projetos recebem animais encontrados fora das condições adequadas, cuidam deles e os direcionam para a adoção responsável. É possível ajudar de muitas formas: do acolhimento ao tratamento, passando pela divulgação e pela adoção.

B. Construção de moradias populares

Esse tipo de trabalho voluntário é menos difundido no Brasil. Isso porque muitos pensam que “é responsabilidade do governo” e não se envolvem nessa área que, na verdade, precisa muito de ajuda.

Dificuldades como tempo e capacitação da mão de obra podem ser substituídas por outras formas de colaboração. É o caso da participação não permanente e do apoio via atividades comunitárias diversas e palestras, por exemplo.

C. Amparo a crianças carentes

Há muitas formas de prestar trabalho voluntário por meio da ajuda a crianças carentes. Pode ser ensiná-las, visitar um hospital infantil especializado em câncer, contar histórias, apadrinhar a educação e muitas outras possibilidades.

O importante é, ao procurar uma instituição, buscar entidades sérias que, principalmente, prestem contas dos resultados das ações sociais. Lembre-se: ajudar crianças é colaborar com um futuro melhor.

D. Alimentação de moradores de rua

Ajudar pessoas em situação de rua também é um meio de intervir para auxiliar num aspecto de política pública. Muitos grupos — principalmente nos grandes centros, onde a incidência desses casos é maior — se reúnem para distribuir comida.

 Agasalhos, cobertores, itens de higiene e cortes de cabelo também estão inclusos nessas ações. Para saber como participar de um grupo (ou, quem sabe, fundar um, caso ainda não exista), procure o centro de Assistência Social da sua região.

E. Visita em casas de repouso

O trabalho com idosos, além de virar nossos olhos para essa parcela da sociedade, é muito recompensador. De cuidados com os que estão doentes a uma visita para bater papo com os que estão sozinhos: tudo é válido.

Outra opção é ensinar o que você sabe para a terceira idade. Lembre-se de que, para uma longevidade saudável, o cérebro precisa se manter ativo. Aprender e desenvolver novas habilidades ajuda a conservar a lucidez.

Você pode, ainda, buscar outros tipos de trabalho voluntário, como a prática e o envolvimento em projetos relacionados a esportes, turismo social e até colaboração monetária com organizações comprometidas. O importante é não ficar parado, e buscar participar e colaborar ativamente na comunidade em que vive, dentro das suas condições.

O trabalho voluntário funciona em prol da conservação das cidades, tanto no sentido do bem-estar dos indivíduos quanto no patrimonial. Em contraponto com a inclusão social, essa questão vem ganhando destaque nos debates sobre qualidade de vida. Para saber mais sobre o assunto, leia sobre requalificação urbana.