aplicativo de transporte público incentiva a carona
A novidade chegou a São Paulo no começo do mês e agora é torcer para que não demore a se espalhar pelo país, sendo também implementada em Belo Horizonte, é claro. O Moovit, aplicativo de transporte público que tem mais de 50 milhões de usuários e está presente em mais de 70 países, anunciou uma ferramenta para que os moradores da capital paulista usem o software para oferecer carona.
A – O novo aplicativo se chama Moovit Carpool – Motoristas e funciona de uma maneira muito simples: O motorista define a hora e o local em que deseja dar a carona e a ferramenta se encarrega de localizar, entre os usuários do software, as pessoas que tenham um destino semelhante ao do motorista, programando a viagem compartilhada. O chamariz do aplicativo é a chance que o condutor tem de economizar ao dividir os custos de combustível de seu veículo.
B – Já para quem pega a carona, o atrativo é não depender mais de transporte público. O motorista não lida diretamente com dinheiro, pois os depósitos são feitos na sua conta bancária. Ele também não precisa sair do seu itinerário diário. A empresa afirma que o principal objetivo do Moovit Carpool é reduzir o número de veículos em circulação nos centros urbanos, diminuindo a emissão de poluição.
C – Por enquanto, o Moovit Carpool, além de estar disponível apenas em São Paulo, permite que somente pessoas que tenham perfil no Facebook possam usar o aplicativo. Segundo a Moovit App Global LTD., dona da ferramenta, a medida é para gerar mais confiança na sua comunidade de usuários e possibilitar que o motorista tenha mais informações sobre as pessoas que vão pegar carona com ele.
D – Cada motorista só está autorizado a oferecer duas caronas por dia. Os passageiros também só podem fazer duas viagens diárias. Com essa limitação, a Moovit acredita que o aplicativo não terá a sua finalidade desvirtuada e não se transformará em uma segunda ocupação de quem usa transporte particular para se dirigir ao trabalho ou a seu local de estudos.
E – O motorista, depois de baixar o aplicativo, tem de fornecer detalhes do percurso que faz diariamente, como o local de início da viagem, qual é o destino, o número de assentos que estão disponíveis no carro e os horários de deslocamento. O número de passageiros em cada veículo não pode ser superior a três, mesmo que o condutor tenha um van ou um outro veículo maior.
F – O passageiro, por sua vez, tem que fazer uma pesquisa no aplicativo e encontrar algum motorista que faça o mesmo percurso que ele. A aprovação cabe ao motorista, que tem a palavra final sobre a carona. Dessa forma, o condutor diminui o risco de dar carona para alguém com o qual não se sinta confortável e aumenta a sua segurança.
G – O valor da carona é calculado no fim do itinerário e é feito o rateio entre o motorista e os caronas. O depósito tem de ser feito uma vez por mês na conta do motorista. São Paulo é a primeira cidade da América Latina a usar o Moovit Carpool – Motoristas e, por enquanto, quem utiliza o aplicativo está sendo subsidiado pela plataforma. O objetivo é difundir a novidade e atrair usuários.
H – Com a iniciativa, a Moovit passou à frente da Google, proprietária da empresa Waze, começando a operar seu aplicativo de carona antes da concorrente. Em março, a Waze manifestou a intenção de trazer seu serviço de carona para o Brasil ainda neste ano, mas, até agora, não há data definida para a novidade. Atualmente, a ferramenta do Waze para caronas está em operação nos Estados Unidos e em Israel.